Embaixada da República de Botsuana

Fatos sobre Botsuana


  • Introdução Introdução

    O antigo protetorado britânico de Bechuanaland, Botswana adotou seu novo nome após a independência em 1966. Quatro décadas de liderança civil ininterruptas, políticas sociais progressistas e investimento de capital significativo criaram uma das economias mais dinâmicas da África. A extração mineral, principalmente a mineração de diamantes, domina a atividade econômica, ainda que o turismo é um setor em crescimento devido às suas reservas naturais extensas.


    Localização e clima

    Botswana é um país sem litoral situado no sul da África. O clima é semi-árido e o terreno é predominantemente plano. As quatro estações são facilmente notáveis (verão, outono, inverno e primavera). A temperatura média é de 36ºC - 40ºC (máxima) no verão, de setembro a abril, e de 22ºC - 30ºC no inverno, que vai de maio a agosto. A temperatura mínima média é de cerca de 19ºC no verão e 5ºC no inverno.


    Tamanho do País

    Botsuana abrange uma área de 581.730 km² (566.730 km² quadrados de terra e 15.000 km² de água) - aproximadamente o tamanho do Quênia ou da França.


    Topographia

    A maior parte do país é plana, com algumas colinas ao leste. O deserto do Kalahari cobre 84% da área. Com exceção das áreas do norte, a maior parte de Botsuana não possui água perene.


    Capital 

    Gaborone é a capital de Botsuana.


    Moeda

    Pula é a moeda do Botswana e uma das mais fortes na África. É fracionada em 100 thebe e literalmente significa "chuva" em Setswana.


    Prinicipais centro urbanos

    Francistown, Lobatse, Selebi-Phikwe, Maun, Kasane, Mahalapye, Phalapye, Sowa Town.


    Dia da independência

    30 de setembro de 1966


    Chefe de governo

    Sua Excelência, Ten. Gen. Seretse Khama Ian Khama


    População

    2.098.018 (Est. julho 2012.)



    Idioma


    O idioma nacional da Botsuana é o Setswana e o idioma oficial é o Inglês.


    Comunicação (telefone)

    149.600 linhas em uso (2011 est.) e 2.9 milhões de linhas de celulares em uso (2011 est.).


    Internet

    O código de internet de Botsuana é “.bw”


    Exportações 

    Além de diamantes, vários minerais estão presentes em quantidades significativas em Botsuana, como o cobre, níquel, sal, carbonato de sódio, potássio, carvão, minério de ferro e prata. Além de possuir as maiores reservas de carvão da África, Botsuana também é muito famosa pela sua carne, couro e turismo.


    Plantio

    Milho, sorgo, feijão