Embaixada da República de Botsuana

Indústria do Couro


Um dos compromissos mais importantes da Embaixada consiste em promover oportunidades de investimento no setor de couro.

Ao longo dos anos, o desenvolvimento da pecuária em Botsuana foi essencialmente direcionado para satisfazer o rápido aumento na demanda por carne, leite e ovos, enquanto menos atenção foi dada para o desenvolvimento dos sucessivos subprodutos industriais do setor pecuário.

Botsuana teve sempre uma fonte abundante de couros e peles, um produto secundário da indústria da carne, do qual o produto final, o couro, é uma das mercadorias mais procuradas, devido ao seu valor e versatilidade. O Governo do Botsuana decidiu aproveitar a crescente demanda mundial de couro pela construção de um robusto setor de couro no país.

Atualmente, não existem fábricas de processamento de couros e peles (fábricas de curtumes) locais, o que explica a procura por de investidores para ajudar a construir neste setor. O Ministério da Agricultura, através da comunidade agrícola, é responsável pela produção de matéria-prima de qualidade para a indústria do couro. Portanto, com um sistema robusto e bem desenvolvido de exportação de carne no país, atuando como uma base para a matéria prima está em vigor para melhorar a coleta de couros e peles dos abates que não atuam diretamente com a exportação.

Há uma série de áreas no setor de couro, onde houve evolução positiva. Estas áreas incluem o artesanato, trabalhos de pequeno porte e peles, mesmo que operem em regime sazonal em função dos preços de mercado. O mercado de exportação de carne bovina também proporciona um fornecimento constante de peles de boa qualidade para esfolados. Portanto, com tais estruturas no país e uma relação com empresas experientes no setor, seria possível formar uma base sobre a qual os investidores internacionais podem participar desta indústria muito lucrativa.

Oportunidades existem na indústria do couro como há um mercado cada vez maior de produtos de couro. A versatilidade do couro faz com que seja uma matéria-prima para uma ampla gama de indústrias que vão desde o seu uso industrial, estofados para itens de moda, etc. O seu uso também se estende à arte, artesanato e estética. A criação de um curtume em Botsuana será também uma oportunidade para a criação de uma série de indústrias transformadoras na área do couro que poderiam incluir sapato, estofados e roupas indústrias, por exemplo. Isso também irá dar vida a projetos existentes que sofreram devido à importação de couro por anos. Outras indústrias associadas, tais como transportadores, varejistas e distribuidores também podem se beneficiar, já que acessórios e produtos químicos são fornecidos para a planta de curtimento e suas indústrias aliadas. O trabalho em couro de pequeno porte produzido em zona rural terá uma fonte prontamente disponível de couro para aumentar o que eles já produzem através do artesanato. O tempo de resposta será reduzido, resultando em mais dinheiro em um tempo mais curto. Um curtume de couro vai agir como uma medida sustentável de combate à pobreza, uma vez que envolve uma série de indivíduos que estão em áreas rurais. A rede de couros e peles em todo o país também será revitalizada como o mercado vai estar prontamente disponível e facilmente acessível para um número de clientes que não podia pagar para exportar peles.